Mensagem da Presidência

Adalberto Menezes Lorga Filho

Caros Colegas,

Em janeiro de 2012 demos início aos nossos trabalhos frente à diretoria da SOBRAC. É com muito orgulho e honra que recebo e assumo essa incumbência, respaldado pelo apoio de uma maioria expressiva de nossa sociedade e amparado por colegas de diretoria que certamente não medirão esforços para que conduzamos a SOBRAC com toda dedicação, importância e respeito que nossa entidade merece.

Nesses próximos dois anos completarei uma trajetória de dez anos de dedicação, aprendizado e trabalho junto à SOBRAC. Iniciei como diretor financeiro no mandato do Dr. Jacob Atie, a quem agradeço a confiança de meu primeiro cargo na SOBRAC. Mantive a mesma função na gestão do Dr. Martino Martinelli Filho, assumi a coordenação da área de habilitação profissional no mandato do Dr. Leandro Zimerman e na última diretoria, ao comando do Dr. Guilherme Fenelon, com quem trabalhei lado a lado como diretor científico, escalei o derradeiro degrau, permitindo que assumisse a responsabilidade atual de presidente com muita tranquilidade, confiança e respeito. A todos esses amigos e muitos outros que fizeram parte de nossas diretorias, sou eternamente grato pela experiência de vida e aprendizados por eles proporcionados.

Não posso deixar de relatar ainda, um agradecimento especial ao primeiro presidente da SOBRAC, na ocasião DAEC, nos anos de 1989 e 1990, Dr. Adalberto Lorga, meu pai. Esse colega, professor e amigo, com sua dedicação irrestrita à arritmia brasileira, ensinou-me a admirar nossa Instituição desde seus primórdios, o que me estimula a exercer essa função com um carinho muito especial.

A SOBRAC hoje é uma sociedade robusta e a caminho de uma profissionalização cada vez maior de sua estrutura. Hoje temos uma estrutura financeira profissionalizada com programas que permitem controle pleno de nossas finanças; um serviço de auditoria interna permanente independente a qual verifica nossas despesas e receitas; uma assessoria de imprensa que, com seu trabalho incansável na mídia, vem fazendo com que o nome SOBRAC alcance seu lugar merecido no cenário nacional e internacional. Nossas provas de habilitação profissional passaram a ser conduzidas pela mesma empresa que comanda a prova para obtenção de títulos de especialista da SBC. Todo esse trabalho deve prosseguir e ser aprimorado para que seus sócios desfrutem dos benefícios e se sintam amparados pela SOBRAC.

A SOBRAC deve ser vista como a casa de cada um de nós e sempre de portas abertas para recebê-los. Em nossa sede, funcionárias e colegas da diretoria estão à disposição de todos, de um simples cafezinho à contribuição na solução de problemas que estejam ao nosso alcance.

Temos plena consciência dos problemas e dificuldades que enfrentamos em nossa jornada diária de trabalho e estaremos alertas e atuantes para auxiliá-los, respeitando as diferenças, características e dificuldades de cada canto de nosso Brasil. Nossa profissão deve ser respeitada e valorizada e lutaremos sempre por isso.

O programa de educação continuada, o PrECon, é sem dúvida uma marca forte de nossa sociedade, seus eventos continuarão sendo conduzidos cuidadosamente contribuindo com a formação e reciclagem de colegas, não somente nos grandes centros, mas também em locais com menos acesso às informações científicas.

Nos últimos anos tivemos uma aproximação importante a Sociedades Internacionais. Esse estreitamento de laços permitiu que a SOBRAC mostrasse todo seu apogeu internacionalmente e que a arritmia brasileira passasse a ser vista com a grandeza merecida. Hoje somos uma delegação importante em qualquer congresso internacional de peso.

Além, do antigo e importante relacionamento com a Sociedade Portuguesa (APAPE) e a Latino-americana (Solaece), recentemente, instituímos uma parceria promissora com a Sociedade Europeia de Arritmias (EHRA). Trabalharemos arduamente para que esta parceria se consolide e reverta-se em benefícios aos nossos associados.

Essa parceria EHRA-SOBRAC permitiu aproximarmos a Relampa, revista oficial da SOBRAC e DECA, ao Europace, revista oficial da EHRA. Nos últimos dois anos, graças a um trabalho conjunto com nossos amigos e parceiros do DECA,a SOBRAC teve uma participação mais ativa na Relampa. Esse exemplo bem sucedido entre SOBRAC e DECA deverá ser incentivado em outras iniciativas por nossa diretoria. Acreditamos com isso, otimizarmos nossos recursos e contribuirmos com o fortalecimento das entidades envolvidas.

Por fim, gostaria de ressaltar o que considero mais importante para o sucesso de nossa administração e sociedade: A participação de cada sócio! A SOBRAC sempre estará aberta para receber suas sugestões, críticas e colaboração. Continuaremos promovendo e incentivando a participação de todos. Nosso site será priorizado na intenção de estreitarmos ainda mais nossos contatos e possibilitar que cada sócio participe e usufrua cada vez mais de nossa sociedade.

Sua participação é fundamental para o sucesso da SOBRAC!

Adalberto Menezes Lorga Filho
Presidente da SOBRAC
Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinFacebooktwittergoogle_pluslinkedin