DIRETORIA Biênio 2014-2015

luizPrezados colegas da SOBRAC,

Em 2015 a Diretoria da SOBRAC teve como desafio a importante tarefa de dar seguimento ao desenvolvimento científico e social, marca das gestões anteriores, procurando trazer ao associado mais informação técnica, inovações científicas.
A despeito da difícil situação de relação interinstitucional já superada neste ano, e dos atuais imprevistos na economia e política nacional, a SOBRAC manteve a meta de apoiar e criar novas frentes de atuação. Foi muito importante o reconhecimento oficial, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, da SOBRAC como departamento especializado e responsável cientificamente nos diversos ramos da arritmia: clínica, estimulação cardíaca e eletrofisiologia. Assim, dentro das metas da defesa profissional, ficou mantida a busca das áreas de atuação na AMB, como a arritmia clínica (em andamento) e de estimulação cardíaca artificial.

Podemos resumir as principais atividades e conquistas da sociedade em 2015:

• Lançamento do 9º tomo das Séries Clínicas Brasileiras de Arritmias Cardíacas, da Atheneu, com o tema “Como Orientar o Cardiologista e o Pediatra sobre Arritmias em Crianças e em Pacientes com Cardiopatia Congênita”.
• Diretriz de Fibrilação Atrial, e Diretriz de Arritmias em Crianças e Cardiopatias Congênitas (em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cardiopediatria), a serem publicadas neste final de ano.
• Realização dos cursos de educação continuada (PrECon) em diversas cidades do país: Poços de Caldas (MG), Curitiba (PR), Caxias do Sul (RS), Teresina (PI), Santos (SP) e Campinas (SP).
• Participação científica no congresso da SBC, com nova edição do Simpósio da SOBRAC.
• Simpósio conjunto com a Heart Rhythm Society em Boston, em maio de 2015.
• Simpósio conjunto com a EHRA em Milão, durante o EUROPACE em junho de 2015.
• Devido ao crescente papel da SOBRAC no cenário internacional, com participação ativa nos diversos eventos descritos e busca de estreitamento da relação com sociedades afins, a SOBRAC foi convidada a participar como colaboradora na confecção de dois importantes documentos da Heart Rhythm Society: Diretriz de Dispositivos Implantáveis e Ressonância Magnética, e a Diretriz de Ablação da Fibrilação Atrial.
• Manutenção da Campanha “Coração fora do ritmo: procure um arritmologista”, visando orientar a população sobre a atuação do arritmologista como profissional especializado no tratamento das arritmias.
• Campanha de “Prevenção de Arritmias, Coração na Batida Certa”, com grande alcance na mídia em 2015, sendo destaque nos noticiários mais importantes do país, o que alça a SOBRAC a patamar mais elevado na visibilidade em relação aos temas de arritmia.
• Realização do Curso de Reciclagem em arritmia clínica, estimulação cardíaca, eletrofisiologia e Holter, que ocorreu no 2º semestre em São Paulo. Assim, abriu-se a oportunidade de mais um módulo sobre monitorização cardíaca.
• Realização do XXXII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, em São Paulo, com a participação de 11 palestrantes internacionais, com especial destaque para a presença do Prof. Haissaguerre, pela primeira vez no Brasil. Houve aprimoramento da apresentação de E-Poster; ratificada a eliminação de impressos, e o uso de APP para celulares.

Assim, dentro do sentimento de missão cumprida, com a meta de oferecer ao sócio a oportunidade de estar atualizado e estar presente em eventos de alta qualidade científica, a Diretoria da SOBRAC deseja Boas Festas, e que todos possam realizar seus sonhos em 2016!

Abraços,

Luiz Pereira de Magalhaes
Presidente da SOBRAC
Diretoria Biênio 2014-2015

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinFacebooktwittergoogle_pluslinkedin