Prestação de contas: DIRETORIA Biênio 2008-2009

A Diretoria da SOBRAC biênio 2008-2009 finaliza o 2ª ano de suas atividades com sensação de missão cumprida, pois desenvolveu diversas importantes atividades na esfera administrativa, associativa e científica. Após numerosas e importantes modificações ocorridas na SOBRAC nos últimos anos, que repercutiram positivamente na estrutura desta sociedade, foi implantada uma gestão administrativa com o intuito de consolidar as ações e conquistas adquiridas, cujos resultados estão dispostos a seguir.

 

Atualização de banco de dados e recadastramento de sócios
 Recadastramento de todos os sócios
 Aquisição crescente de novos sócios, reduzindo drasticamente o número de inadimplência. Existem atualmente 734 sócios adimplentes.
 
Organograma
Foram criados:
 Coordenadoria de Cirurgia em Arritmias Cardíacas
 Grupo de Estudo em Estimulação Cardíaca Artificial
 Coordenadoria de Arritmia em Crianças e Congênitos.
 
Comunicação: Jornal da SOBRAC e Site da Internet
 Como forma de divulgação das atividades associativas e educação continuada, a SOBRAC dispõe de 2 grandes ferramentas: Jornal da SOBRAC e Site. O site da SOBRAC tem sido reformulado, facilitando o acesso para a administração e controle financeiro da sociedade, assim como permitindo melhor intercâmbio de informações com os sócios.

 

Financeiro

 Organização de projeção de custos e receitas para todo o ano, configurando a provisão anual da SOBRAC. A reserva financeira é utilizada para educação continuada, tornando a SOBRAC progressivamente independente de recursos provenientes apenas do congresso, através da oferta oferecendo de serviços à sociedade.
 

Educação Continuada
 Desenvolvimento de campanhas educativas junto ao Poder Público, entidades e associações, através do Programa de Educação Continuada (PrECon) e a Campanha Nacional de Prevenção de Arritmias e Morte Súbita. Eventos que compreendem a essência do papel educativo da SOBRAC, sendo que houve neste ano 6 edições do PrECon, ocorridas em todas as regiões do país, com média de 170 inscritos.
 Em abril foi realizado o I Simpósio Latino Americano de Fibrilação Atrial, organizado pela SOBRAC e SOLAEC, que envolveu diversos convidados internacionais.
 Este outubro houve o I Mega Intensivo de Reciclagem em Arritmia, com 54 inscritos, compreendendo as 3 áreas, Arritmia Clínica, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca

 Como departamento da SBC, a SOBRAC tem sido consultada regularmente para propor a programação científica na área de arritmias do Congresso Brasileiro de Cardiologia.
 

Diretrizes
 Publicada a Diretriz de Fibrilação Atrial.
 Em andamento a Diretriz de Arritmias em Crianças e Congênitos, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cardiopediatria.
 Aprovada a criação da Diretriz de Morte Súbita em Atletas, em conjunto com a SBC.

 

Defesa Profissional
 Emitidos pareceres sobre procedimentos médicos na área de eletrofisiologia e arritmia clínica para a SBC, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde e Associação Brasileira de Medicina de Trânsito.
 Enviado documento com suporte técnico para realização de mapeamento eletroanatômico e indicação de implante de monitor de eventos (loop recorder) para a ANS.
 Reeditada a recomendação para cobrança de Honorários Médicos, utilizando a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos.

 

Relacionamento institucional

 Desenvolvimento de maior intercâmbio científico e associativo com entidades congêneres nacionais e internacionais, como a Sociedade de Cardiologia de Portugal. A SOBRAC tem a satisfação de inserir o Simpósio Luso-Brasileiro na programação científica do CBAC, assim como tem tido participação ativa nos eventos semelhantes em Portugal.
 

Provas de Arritmia Clínica e Eletrofisiologia. Área de Atuação
 Atualizado o cadastro de colegas com habilitação em Eletrofisiologia, e eliminada a lista de espera para realização de provas práticas.
 Renovação anual do banco de questões para as provas de obtenção de Proficiência em Arritmia Clínica e Área de Atuação em Eletrofisiologia. Em 2008 foram aprovados 15 colegas para eletrofisiologia e 4 para clínica. Este ano serão concedidos certificados de Proficiência em Arritmia Clínica aos sócios com notório saber na área, a partir de critérios divulgados em edital específico.
 Solicitação oficial para SBC da Área de Atuação em Estimulação Cardíaca Artificial, em conjunto com DECA.

 

Pesquisa e registros

 Em andamento a pesquisa sobre a incidência de Morte Súbita na população nacional, através de realização de pesquisa junto aos centros de triagem e médicos da atenção primária da rede pública. Estes resultados deverão ser apresentados durante o CBAC de 2009, em Campinas – SP.
 

Publicações
 Duas edições do livro de Arritmia da SOBRAC com a editora Atheneu, e está a caminho a 3ª edição a ser lançada durante o XXVI CBAC em Campinas – SP.

 Diretrizes de Fibrilação Atrial nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
 

Comemoração dos 25 anos da SOBRAC
 A Câmara Municipal de São Paulo realizou a Sessão Solene em Comemoração aos 25 anos da SOBRAC, no dia 14 de agosto de 2009.

 Iniciativa semelhante teve a Câmara Municipal de Porto Alegre – RS, sob iniciativa do Dr. Leandro Zimerman.
 

Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas
 Foi realizada a 25ª edição do Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas em Salvador em 2009. Além da excelente programação científica e social, foi atingido um novo recorde de inscrições, com mais de 1000 participantes.
 O XXVI Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas será realizado em Campinas– SP, e a expectativa de nova superação a cada ano. Obtido um novo recorde no registro de pré-inscritos.
Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinFacebooktwittergoogle_pluslinkedin