A Campanha

CORAÇÃO NA BATIDA CERTA

12 de Novembro – Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

“Não deixe o seu coração sair do ritmo”

Apesar de ser de conhecimento científico que as doenças cardiovasculares ocupam um lugar de destaque entre as causas de morte total no país e no mundo, o Brasil carecia de dados seguros sobre arritmias cardíacas e morte súbita.

Neste sentido, em 2007, a SOBRAC criou o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de Novembro, com a missão de divulgar e alertar a população leiga e profissional sobre os principais sintomas de uma arritmia cardíaca, doença que acomete mais de 20 milhões de brasileiros e é responsável pela morte súbita de mais de 320 mil pessoas todos os anos.

Nesta data, a SOBRAC realiza a campanha Coração na Batida Certa, cujo objetivo é mobilizar profissionais médicos e da área da saúde para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.

As atividades programadas são de cunho educativo, servindo de alerta para a população leiga sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas.

Assim, o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita se concentra em três frentes:

SOCIAL: visa conscientizar a população da existência, relevância e modo de prevenir os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e da morte súbita;

EDUCATIVA: para disseminar e implementar diretrizes e guias práticos de prevenção de da doença e suas consequências;

ORIENTAÇÕES: A SOBRAC realiza suas campanhas visando esclarecer a população leiga sobre a importância da realização de exames preventivos e orienta o acompanhamento das arritmias cardíacas por um profissional que tenha a qualificação comprovada, o arritmologista, especialista no diagnóstico, avaliação e tratamento da doença.

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas é a principal entidade de capacitação do arritmologista no Brasil e é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho.

Todas as arritmias cardíacas merecem atenção. No entanto, a SOBRAC reforça cada vez mais seus alertas para um dos tipos de arritmia cardíaca mais prevalente na prática clínica: a Fibrilação Atrial. A doença, de alta incidência na população mundial, acomete mais de 175 milhões de pessoas em todo mundo, sobretudo idosos.

Caracterizada pelo ritmo de batimento rápido e irregular dos átrios do coração, a principal consequência da Fibrilação Atrial é o aumento para o risco de o Acidente Vascular Cerebral (AVC/ Derrame). http://www.sobrac.org/campanha/fibrilacao-atrial-causa-avcderrame/

Em seu estado normal (Ritmo Sinusal), o coração contrai ritmicamente, em consequência dos disparos elétricos de forma regular. Quando não há essa regularidade, ocorre uma perturbação do ritmo cardíaco, conhecida como arritmia. Se for rápida e totalmente irregular, pode estar relacionada à Fibrilação Atrial.

Visando alertar a população e entidades de saúde em diversas cidades brasileiras, cardiologistas associados à SOBRAC, estudantes de medicina e demais profissionais da área da saúde promovem no dia 12 de Novembro palestras, com apresentações de vídeos, demonstrações de ressuscitação cardiopulmonar (parada cardíaca), com ou sem o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). Há ainda explicações ao público leigo de como identificar a frequência cardíaca desregulada, através da medição do pulso radial.

As ações da SOBRAC crescem ano a ano e diversas personalidades já contribuíram e vestiram a camisa da campanha Coração na Batida Certa:


Vídeos

Todo Dia é Dia de Cuidar do seu Coração | Ação parque do Povo
Este ano, a SOBRAC realizou mais de 20 ações da campanha Coração na Batida Certa, em todo Brasil.
Como todos os anos, a proposta é conscientizar o público leigo sobre as arritmias cardíacas e morte súbita.
Neste vídeo, apresentamos a atividade realizada no Parque do Povo, em São Paulo, onde músicos da escola Intermezzo ajudaram a mostrar qual a relação do ritmo cardíaco com a música.
Também demonstramos nesta ação os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar.
Quer conferir como foi esta dinâmica? Assista nosso vídeo e compartilhe. Isso pode ajudar a salvar vidas. E lembre-se: Todo dia é Dia de Cuidar do seu Coração!

#SOBRAC #arritmiascardíacas #fibrilaçãoatrial #cardiologia #coração #música #saúde #RPC #Coraçãonabatidacerta


 

 


campanha-infografico

#coraçãonabatidacerta
Ações da Campanha em 2016 (em breve)
Acompanhe em MAPAS DAS AÇÕES as atividades programadas.

campanha-infografico

Infográfico

Informações Baruco Releases Sobrac na Mídia Guia de Imprensa